quinta-feira, 12 de abril de 2012

Evangelizar... Curtiu?

Estamos na era da informação! (ou era digital) Vivemos conectados, expomos nossas vidas em mídias sociais, somos vigiados (o google sabe tudo! tudo mesmo...), somos bombardeados por propagandas, anúncios por todos os lados, a maioria pisca, ofusca, usa cores fortes, vale tudo pela nossa atenção! (marketing de guerrilha) e isso são apenas alguns exemplos do que acontece. E nessa loucura alguns se perguntam se isso é decadência ou renascimento cultural? Eu gosto de pensar em oportunidade.



Me corrijam se estiver errado (nos comentários abaixo!), mas um dos catalisadores da propagação do evangelho nos primeiros anos foi o império romano que ao expandir-se criou uma infra-estrutura que possibilitava o fácil deslocamento das pessoas dentro do império (http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_romana), se os apóstolos iam e vinham de um lugar para o outro com certa facilidade, em muito deve-se agradecer aos romanos (providência divina?). Porém, o que isso tem a ver com a nossa louca sociedade atual? Simplesmente o uso daquilo que está a seu alcance para propagar o evangelho. Se os apóstolos utilizaram ruas pavimentadas, embarcações, as mesmas que levavam soldados romanos para a guerra, matança, pilhagem, por quê não podemos utilizar aquilo que os outros utilizam para matar (espiritualmente) as outras pessoas hoje em dia? Devemos sim utilizar os meios de comunicação para propagar o evangelho, seja programas "enlatado americano", seja internet, outdoor, o que for! Mas devemos propagar o nome de Cristo! (quanto a diversidade de doutrinas ensinadas, a não conformidade escriturística, isso fica para a próxima, ela (a diversidade) faz parte também da famosa era digital, mas vale a pena pensar sobre [Filipenses 1: 14-18; Marcos 12:24; Atos 17:11] são interessantes quanto a isso!).

Ovos ou coroa de espinhos?

Na semana que passou tivemos uma data importantíssima para nós cristãos, a páscoa, que representa a morte e ressureição de Jesus Cristo. Para os judeus a data faz menção a libertação do povo de Israel do cativeiro egípcio. Na verdade cada povo, de acordo com sua cultura tem um jeito de comemorar, ou lembrar, ou simplesmente aproveitar esses dias, mas não é meu objetivo falar sobre culturas ao redor do mundo (afinal esse é um blogo sobre comunicação ;) ), meu objetivo é comentar sobre um assunto que muito é discutido nessa época, o que o coelho tem a ver com páscoa? e o pior, o que ele tem a ver com o ovo? coelho não bota ovo! E onde fica o verdadeiro sentido da páscoa para  nós cristãos (Cristo)?



É interessante pensar sobre isso e uma rápida pesquisa no google nos traz várias estórias (ou histórias, não sei a veracidade delas) mostrando como o coelho surgiu no meio de ovos (e no inicio eram ovos de galinha, ou para os mais ricos, ovos de ouro [não me dão de chocolate, imagine um de ouro cravejado de rubi!]), a idéia mais aceita é que esses símbolos vieram de ritos pagãos, o coelho representa fertilidade (ele se reproduz muito rápido [kkk literalmente rápido, procura no youtube!http://youtu.be/dlwwy4cT98Y]), o ovo representa a vida (afinal há vida dentro dele, caso não seja pego por pessoas, frito, cozido, ou simplesmente decorado e dado de presente para comemorar a páscoa!!), mas se isso era um rito de um povo específico, como ele chegou a nossa sociedade? (RÁ!! that's the point!!), a resposta é "mídia de massa" (televisão, rádio, jornal, revista, outdoor etc.) O modo como o ser humano raciocina é através de ligações, associações entre as "coisas"(símbolos) e essa associação é reforçada conforme os estímulos a ela vão aumentando, seja por audição (rádio), visão (cartazes, banners, outdoors) ou os dois (televisão), e porque não dizer paladar (aquele ovo de páscoa da lacta crocante que faz troc enquanto o chocolate derrete na boca!!) e até mesmo tato, ao desejar feliz páscoa, um abraço (se é que alguém faz isso ainda!).



Com tantos estímulos, com tantos anos reforçando, repertidas vezes, durantes várias gerações, cria-se então a cultura e no caso, sobrepuja-se a verdade, que ainda está lá, mas escondida: Vamos comemorar a ressureição de Cristo dando ovos que são entregues por coelhos, vamos ensinar nossas crianças a cantar músicas de páscoa (estímulos) "de olhos vermelhos, de pêlo branquinho...", músicas de coelho, quando deveria ser de Jesus, apesar que seus olhos poderiam estar vermelhos na cruz, talvez o sangue que escorria de suas feridas causadas pela coroa de espinhos!

Lutar contra uma cultura é muito difícil, demanda tempo, mas nunca é tarde pra começar. E como esse blog é de comunicação, temos aqui um grande exemplo da importância dos meios de comunicação e principalmente do poder que eles tem perante a sociedade. Glória a DEUS a nossa igreja tem se despertado para sua utilização na propagação do evangelho, talvez não seja tarde demais para consertar erros do passado.