terça-feira, 16 de abril de 2013

Considerações sobre comunicação - WebSite

Bem, falar sobre site é até complicado, o conceito de site é bem difundido atualmente, mas em teoria seria um conjunto de páginas sobre um determinado assunto, no nosso caso, poderia ser um site sobre a nossa igreja com dias de cultos, quem é o pastor, endereço, grupo de jovens, etc. Várias páginas (grupo de jovens, pastor, agenda) sobre um assunto específico (nossa igreja).

Ao fazer um site é importante ter em mente o que se quer passar com ele, qual o conteúdo e se este conteúdo expira muito rápido, como ele será reposto, por exemplo, a missão de uma igreja não é um tipo de informação que precisa ser atualizada o tempo todo, porém a agenda com os eventos requer um cuidado maior e se tiver um quadro de notícias na sua página inicial, provavelmente vai exigir muito trabalho, até por que como você deve saber, a informação na internet expira muito rápido. Então tão importante quanto colocar um site no ar é saber que tipo de informação você vai colocar, como vai atualiza-la e com que frequência.


Coisas importantes para saber sobre sites é que eles têm um custo, uma taxa anual pelo domínio (+- 35,00) e a mensalidade de um servidor (+- 15,00), eu cheguei a ver alguns servidores gratuitos, porém não testei nenhum deles e não posso afirmar nada em relação a eles, antes de contratar um serviço desses é interessante conversar com alguém que entenda do assunto e principalmente depois de ter em mente bem como vai ser o site, se vai utilizar apenas HTML, se vai ser um template, vão utilizar alguma linguagem de programação etc. A partir destas informações procure um servidor que atenda as suas necessidades.

Há um tempo atrás eu diria que seria necessário alguém que entendesse bem de designer gráfico e um programador, mas já vi pessoas que tiveram muita força de vontade e fizeram com aquilo que tinham nas mãos o que podiam e conseguiram ótimos resultados, então hoje eu digo que basta se esforçar, gastar tempo, perguntar caso não saiba, agir, tomar uma atitude.

Atualmente existem várias ferramentas que auxiliam montar o seu próprio site, já vi alguns sites com templates online onde é só arrastar e soltar os campos, porém existem outras ferramentas que na minha opinião são melhores pelo fato de te deixarem mais livre para trabalhar como Joomla (http://www.joomla.com.br/) e WordPress (http://br.wordpress.org/), com elas pode-se fazer muitas coisas, é claro que é necessário um certo tempo de dedicação, mas vale muito a pena, o site da minha igreja (http://site.adfloripa.com.br/) e da tribo da ilha (http://site.umadflor.com.br/) foram feitos utilizando o wordpress, porém existem outros como o da Nívea Soares (http://www.niveasoares.com/) que utilizaram a mesma ferramenta. A questão aqui é experiência no uso da ferramenta e bom gosto, juntando os dois, o resultado vai ficar bem legal. Claro que você pode conseguir alguém na sua igreja que seja designer e programe voluntariamente, então você agarra essa bênção porque é raro kkkk.

Tendo o conteúdo e como irá fazer as atualizações, escolheu as ferramentas que irá utilizar, escolheu o domínio e contratou um servidor, fez o site e colocou no ar, então está na hora de ver como andam as visualizações, para isso existem o Google analytics (http://www.google.com/analytics/) e Yahoo analytics (http://web.analytics.yahoo.com/), duas ferramentas gratuitas de monitoramento de sites, a partir delas tem como saber quantas pessoas acessaram o site, de onde elas vieram, quanto tempo passaram visualizando o site, qual página é a mais acessada e de que local estão acessando. São informações preciosíssimas para entender melhor as pessoas que estão acessando as suas páginas. Ao conhecer melhor seus usuários, fica mais fácil tomar decisões quanto a promoções de eventos, se eu estou realmente atingindo meu público-alvo etc.

Algo interessante que foi notado por nós é que as pessoas que entram no nosso site, em sua maioria são de outras cidades, talvez pelo fato de estarmos trabalhando com jovens e geralmente utilizamos o facebook para divulgarmos nossas informações, claro que no nosso site tem a agenda, fotos de eventos, artigos, porém essa informação em sua maioria é consumida por pessoas que querem saber o que é a tribo da ilha. Sabendo disso, o nosso site tem objetivo institucional, ou seja, informar de modo claro o que é a tribo da ilha e o que fazemos e o que faremos a seguir, deixando a cargo de outras mídias a massificação dessa informação, como por exemplo os blogs e grupos do facebook, os quais falarei em posts futuros. Espero que tenha ajudado e qualquer coisa utilizem os comentários.